Porque Devo Me Preocupar Em Otimizar Meu Site?

Porque Devo Me Preocupar Em Otimizar Seu Site?O Search Engine Optimization (SEO) é uma boa maneira de promover o seu negócio on-line, mas como envolve muitos fatores, muita gente acaba desistindo de ficar otimizando seus blogs.

Eu já até falei sobre isto no artigo 5 Dicas Úteis Para Melhorar O Rankeamento De Seu Blog que sugiro você dar uma lida. Com este artigo, vou ajudá-lo a aprender o básico para já dar o pontapé inicial na otimização de seu blog.

Você entende bem como os motores de busca funcionam? Um motor de busca irá considerar a relevância de um site de acordo com determinada palavra-chave e conteúdo relevante de seu site/blog, ou seja, se a palavra-chave está presente em diferentes elementos, como: meta-descrição, URL, títulos e conteúdo.

O site também deve ser bem organizado, ter um tráfego considerável e outros sites apontando para ele. Isto significa que ter uma posição boa nos resultados de busca é demorada, mas você pode desenvolver uma estratégia consistente e trabalhar para conseguir mais visitantes e ter outros sites relevantes apontando para seu próprio site.

Dica de ouro: Se seu nicho é moda masculina, vá no Google e procure por “moda masculina”. Virão milhares de sites, daí você seleciona somente os que estão na primeira página e contacta os donos destes sites para propor a eles de você escrever um guest post para eles onde, você colocar uns 3 links apontando para seu site.

Fazendo isto, seu blog começará a ganhar notoriedade junto ao Google, pois ele terá links nos sites mais bem posicionados.

Como Funcionam as “Aranhas”

Continuando, os motores de busca utilizam um software conhecido como “aranhas” para analisar o seu site. Uma aranha em um motor de busca visita seu site de forma constante (não é divulgado de quanto em quanto tempo pelo Google) para analisar todo o conteúdo, palavras-chave, meta-descrição e toda a estruturação.

As aranhas dos motores de busca podem analisar as palavras-chave e determinar se o seu site é (ou não) relevante. Você pode ajudar estas aranhas a indexar seu site, colocando palavras-chave em sua meta-descrição e adicionar um mapa XML do seu site. Hoje em dia existem vários plugins já prontos para você fazer isto.

Crie sempre uma boa estruturação no seu blog, como um menu, categorias, páginas e artigos. Isso vai ajudar todos os mecanismos de buscas a encontrarem seu blog e todas as categorias e páginas através do seu “sitemap”.

Você sabe como escolher as palavras-chave certas para seu blog e seus artigos? Esta etapa é bem simples e você poderá buscar através da ferramenta de palavras-chave do Google AdWords.

Você pode usar esse site do Google para analisar os volumes de busca de uma (ou mais) determinada palavra-chave e encontrar as palavras-chave que seus concorrentes estão usando no mesmo nicho.

A Melhor Técnica de SEO

Empregar técnicas de SEO não significa que você deve subestimar o seu conteúdo. Seus visitantes irão logo perceber que seu site não é interessante e consequentemente não lerão o seu conteúdo e muito menos clicarão em nenhum link.

seo

Aliás, após as últimas atualizações do Google, o mesmo irá deixar bem posicionados somente os artigos que tiverem excelentes conteúdos e não apenas aqueles que possuem palavras-chave estrategicamente posicionadas, meta-descrições perfeitas e etc…

Portanto, a melhor técnica de SEO que existe é o bom conteúdo. O resto é consequência.

Não adianta ser posicionado nos primeiros resultados da pesquisa se você não pode ajudar os visitantes do seu blog/site a resolverem o problema que eles procuram e/ou comprar o seu produto.

Os motores de busca mantém, de forma constante, o controle de quantos visitantes seu site recebe e, se esses visitantes que encontraram o seu site se acharam seu conteúdo relevante (ou não) para determinadas palavras-chave buscadas. E também avaliam o tempo gasto e o número de páginas visitadas por cada um deles.

É por isso que é muito importante não ter apenas um blog para publicar conteúdos quaisquer, mas sim ir de encontro ao que interessa a seu público-alvo.

Se você é novato em SEO, dedique parte de seu tempo para fazer algumas pesquisas sobre as variadas técnicas de otimização de sites e conteúdos.

Mas, como uma última dica, foque seu maior tempo na preparação e construção do conteúdo que irá escrever. Um ótimo conteúdo jamais será substituído por palavras-chave bem posicionadas e uma meta-descrição bem feita.

Se seu conteúdo for relevante para seu público, o Google saberá disso e seus artigos tenderão a ficar cada vez mais bem posicionados nos motores de busca.

Já Conhece O Nosso Curso GRATUITO De Internet Marketing?

Não? Então veja como ele poderá lhe ajudar a ser um profissional reconhecido na internet e te mostrar o caminho de como chegar ao topo de seu negócio de Marketing de Rede…

http://SegredoDaDuplicacao.Com

Até breve!
Charles Rezende

Mini-curso de Internet Marketing para Empreendedores de MMN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *